API: a relação entre a integração de sistemas e a transformação digital do mercado de seguros
A API é uma nova ferramenta tecnológica que propõe maior integração no mercado de seguros. É uma forma de proporcionar mais facilidade nos procedimentos e mais segurança, além de auxiliar as seguradoras e corretores e melhorar sua atuação no mercado.
Confira a seguir informações detalhadas sobre o que é a API e como se dá essa integração.
O que é API, afinal?
API é a sigla de Application Programming Interface, uma ferramenta que busca integrar os sistemas, trabalhando com informações presentes nas mais diversas plataformas de maneira que permite que os serviços e procedimentos sejam agilizados e feitos em menos tempo. Assim, alguns processos que poderiam apresentar maior burocracia e demora se tornam mais rápidos.
Este processo de integração é feito por meio de algumas definições comuns a diversos sistemas e que permitem que os mesmos possam compartilhar informações. Além disso, a comunicação entre as plataformas também perpassa o hardware, afinal, é possível compartilhar essas informações seja por meio de celulares, notebooks, desktop e outros.
A API também integra uma série de rotinas padrão e situações recorrentes no dia-a-dia da seguradora. Outro ponto interessante é que uma API pode promover serviços e softwares derivados de seus serviços, ou seja, programas que utilizam sua base para conectar e desenvolver outros serviços.
Tipos de API
Existem tipos diferentes de API, aquelas abertas ou públicas; as privadas ou internas e aquelas criadas e utilizadas entre parceiros. Dentre aquelas da primeira modalidade podem ser citadas como exemplo: Facebook, WhatsApp, Youtube, Trello, entre outros. As API abertas são utilizadas no compartilhamento de informações em escala global.
Na segunda modalidade, as API privadas ou internas, são exemplos: Internet Banking, as Assistentes Virtuais de diversos mercados virtuais como a Siri e a Alexa, e também aqueles sistemas de compartilhamento de dados do governo. Nesse caso, são utilizadas dentro de sistemas específicos.
As API entre parceiros podem ser colocadas no meio termo entre as abertas e as privadas. São utilizadas com objetivos específicos como o compartilhamento de rotinas de escritórios ou informações que são utilizáveis por mais de um sistema.
Como funciona a API e a integração de sistemas e sua relação com a transformação digital do mercado de seguros
A cada momento, com os padrões de integração de informação ficando cada vez melhores e mais complexos, as seguradoras e corretoras de seguros começam a se inserir nesse espaço e a lidar com essa nova ferramenta que pode trazer inúmeras vantagens à rotina. Outro ponto que acaba forçando essa integração e a mudança é o padrão de exigência dos usuários que aumenta a cada dia.
De acordo com a melhoria feita em outros espaços da vida, outros setores como o dos seguros acabam tendo que implementar modificações que aumentem a qualidade dos serviços.
Além disso, a experiência dos próprios funcionários pode melhorar em muito com a facilidade de acesso a informações compartilhadas sem precisar dispor de tempo a mais gasto com procedimentos que podem durar muito tempo. A burocracia diminui consideravelmente com o uso das API.
A transformação digital pela qual passa o mundo chega também no setor dos seguros fazendo com que exista uma necessidade cada vez maior de modificar as formas de busca e utilização de informações comuns. Assim, as API se tornam indispensáveis nesse momento.
Um dos serviços que demanda uma integração maior é o Open Insurance, que necessita de maior abertura no compartilhamento de dados para que os serviços sejam ampliados e possam alcançar públicos maiores. Sendo assim, a mudança na forma de lidar com a informação se torna mais presente e mais urgente.
Quais são as maiores vantagens da API
Dentre as vantagens da utilização das APIs está a redução de custos, além de economia de tempo e recursos. Para buscar informações e para construir relações que demandam mais detalhes será necessário um tempo maior para buscar todas essas informações, no entanto, com as API o processo fica bem mais simples e rápido.
A transformação digital e a integração da empresa ficam mais fáceis e proporcionam mais rapidez nas tramitações diversas e necessárias nas seguradoras. Além disso, as APIs também promovem mais segurança no compartilhamento de dados e informações, além de otimizar sua organização.
A troca de informações também ajuda a cada vez mais criar um espaço de compartilhamento que seja maior e que envolva mais programas, criando assim uma cultura de compartilhamento de dados e informações.
A criação e evolução das APIs é um processo que tende a crescer cada vez mais, de acordo com a mudança e utilização cada vez maiores de tecnologia na resolução de problemas e na otimização de tempo.
Se gostou deste conteúdo, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e descubra como a EQ Seguros pode ajudar o seu negócio!