EQ SEGUROS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Open Insurance: entenda o que é, como funciona e suas vantagens

open insurance
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

A digitalização dos mercados está aumentando a necessidade de soluções inovadoras para o setor de seguros, e o Open Insurance é uma das tendências emergentes nesta área. Ele permite que as seguradoras e previdências compartilhem dados e informações para gerar as melhores ofertas para os clientes, oferecendo uma experiência de seguro mais personalizada, transparente e acessível.

Porém, é importante lembrar que o Open Insurance ainda está em fase de implementação no Brasil e deve ser totalmente implementado apenas em 2024. No entanto, ele já está impactando as organizações do setor de seguros, pois essa mudança requer uma adaptação ao contexto da digitalização e modernização de processos.

Neste post explicamos em detalhes o que significa Open Insurance, como ele funciona e seus principais benefícios. Portanto, se quer saber mais, continue a sua leitura!

Afinal, o que é o Open Insurance?

Open Insurance é um modelo de negócios no setor de seguros que permite aos clientes personalizar suas coberturas de seguro, usando tecnologias digitais para coletar e processar dados e oferecer opções de seguros personalizadas.

Sua ideia é oferecer uma experiência de seguro mais transparente, flexível e acessível para os clientes, permitindo-lhes escolher exatamente o que eles precisam e pagando apenas pelo que usam.

De modo geral, essa é uma tendência emergente no setor de seguros. Prova disso é que há muitas startups e empresas estabelecidas buscando implementar essa abordagem. Não é demais lembrar também que com essa metodologia, a competitividade entre as empresas de seguro certamente será elevada.

Como funciona o Open Insurance?

Open Insurance funciona permitindo que os clientes personalizem suas coberturas de seguro, usando tecnologias digitais para coletar e processar dados. Isso é feito por meio de plataformas digitais que permitem que os clientes façam suas próprias pesquisas, comprem e gerenciem suas políticas.

A base do Open Insurance é a utilização da tecnologia para coletar e processar dados dos clientes. Isso inclui dados demográficos, de seguros anteriores, de condições de saúde e de estilo de vida. Estes dados são usados para personalizar as coberturas de seguro para cada cliente individualmente, tornando-as mais precisas e acessíveis.

Além disso, Open Insurance se baseia em oferecer transparência e flexibilidade para os clientes. As plataformas digitais permitem que os clientes vejam as coberturas e preços disponíveis, comparando-os e escolhendo aqueles que melhor atendem às suas necessidades. Isso permite que os clientes comprem apenas o que precisam e evitem pagar por coberturas desnecessárias.
Outra base importante do Open Insurance é a utilização de modelos de preços dinâmicos. Isso significa que os preços das coberturas podem ser ajustados em tempo real, com base em dados coletados sobre o cliente, o risco e o mercado. Isso permite oferecer preços mais competitivos e justos para os clientes.

Vale lembrar que a privacidade dos dados do cliente é uma preocupação crítica no modelo de negócios Open Insurance. Por essa razão, é importante que as empresas de seguros implementem medidas de segurança robustas para proteger esses dados e garantir que eles só sejam compartilhados com o consentimento explícito do cliente.

Quais vantagens este método oferece?

O Open Insurance oferece inúmeros benefícios, tanto para os clientes quanto para as empresas de seguros. Algumas dessas vantagens incluem:

Personalização

Os clientes podem personalizar suas coberturas de seguro para atender às suas próprias necessidades. Isso significa que é possível escolher exatamente o que é estritamente necessário, evitando assim pagar por coberturas desnecessárias, por exemplo.

Transparência

Os clientes também poderão acompanhar as coberturas e preços disponíveis, além de ser possível compará-los com outros serviços. Dessa forma, será possível que o cliente escolha a opção que melhor atenda às suas necessidades. Isso, por sua vez, contribuirá para uma maior transparência do processo de compra de seguros.

Preços justos

O Open Insurance usa modelos de preços dinâmicos que ajustam os preços em tempo real com base em dados coletados sobre o cliente, o risco e o mercado. Isso permite oferecer preços mais competitivos e justos para os clientes, como já citamos.

Conveniência

Os clientes podem comprar e gerenciar suas políticas de seguro on-line, o que é mais conveniente do que ter que ir até uma agência de seguros. Além disso, vale destacar a redução de despesas. Afinal, o uso de tecnologia para coletar e processar dados pode ajudar as empresas de seguros a reduzir os custos operacionais, como despesas de marketing e de vendas, gerando assim um alívio para o bolso dos consumidores.

Melhores decisões comerciais

Do ponto de vista das empresas, será possível tomar melhores decisões comerciais. Isso porque, com dados coletados de clientes, as seguradoras poderão tomar decisões mais informadas, identificando, por exemplo, tendências e necessidades do mercado — o que lhes permitirá ajustar estratégias de negócios a fim de melhor aproveitar essas oportunidades.
E então, o que achou deste conteúdo? Já está preparado para as novidades do Open Insurance? Conte-nos como você acha que seu negócio pode ser beneficiado e compartilhe conosco suas experiências e ideias nos comentários abaixo. Vamos discutir juntos como podemos aproveitar as vantagens do Open Insurance!

Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!